domingo, 13 de novembro de 2011

Breve biografia Marcia isabel Teixeira de Vargas

Márcia Isabel Teixeira de Vargas é natural de Porto Alegre/RS, passou a infância entre a cidade de Porto Alegre e Guaíba, morava em frente ao estuário Guaíba. Foi nos reflexos das águas do rio que encontrou inspiração para suas obras. Desde a infância a artista experimentava os primeiros pontos na costura, no crochê e no bordado. O desejo em criar levou-a a estudar desenho no Atelier Livre da Prefeitura de Porto Alegre.
Atualmente a artista trabalha a pintura em óleo sobre tela, pesquisando materiais na confecção das suas obras e explorando a interação do público com as mesmas, através da instalação. Em 2009 concluiu o Curso de Licenciatura em Artes Visuais pela UERGS, mas antes mesmo de concluir o anterior já iniciou o curso de Museologia pela UFRGS.
Ao longo de sua trajetória Márcia Vargas participou de exposições individuais e coletivas, entre elas duas individuais “Flores e Reflexos por diferentes olhares”, em dois momentos distintos no Salão Adel Carvalho da Câmara Municipal de Porto Alegre, em 2010 e no MAM – Museu de Arte de Montenegro, em 2011.  Exposições coletivas: “O Ofício do Artistas: Experimentações”, no MAM, em 2011; “7 Desaprendimentos da Arte”, na Galeria de Arte Loide Schwambach em Montenegro/RS, em 2010; Revisitando a paisagem montenegrina – Espaço 3, FUNDARTE/UERGS em Montenegro/RS; Em 2001 participou da Casa Cor, dando toques de arte as Portas de Banheiros Masculino com o tema: O Universo masculino.
Além de todas suas criações a artista também coloca a sua atenção em algo que considera muito importante, tanto para o artista quanto para o público, a educação por meio da mediação, nesse sentido participou em 2008 do Festival Internacional de Linguagem Eletrônica, Santander Cultural em Porto Alegre/RS; no mesmo ano foi mediadora da exposição “A primeira Missa no Brasil” no MARGS; no ano de 2007 atuou na 6ª Bienal do MERCOSUL, Santander Cultural; e ainda entre o período 2006 a 2009, participou em diversas exposições e ações educativas, através do convênio UERGS/FUNDARTE, na Galeria Loide Schwambach em Montenegro/RS.
Atualmente divide as práticas artísticas em seu atelier – Casa.e.persone – com o curso de Museologia da UFRGS, e o trabalho no Museu Comunitário Lomba do Pinheiro – MCLP. É professora de artes na cidade de Taquara, e participa da Rede de Educadores em Museus  - REM RS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário