segunda-feira, 14 de novembro de 2011

CONVERSA COM LUCIANO LANNER

Em sala de aula, no curso de museologia da UFRGS, como proposta de Educação Patrimonial, recebemos a visita de Luciano Lanner, artista e educador que fez parte da equipe educativa e coordenou o setor na Fundação Iberê Camargo.
Em alguns momentos recebi orientações, formuladas por Luciano, enquanto busquei informações e esclarecimentos tanto do trabalho do artista Iberê Camargo, quanto de outros artista que participaram do programa de artista convidado (acho que era assim que nomeavam as exposições dos vários artistas com obras expostas na fundação). E não tinha claro para mim, qual a formação e o trabalho do mesmo enquanto artista. Talvez por isso, o mesmo compreenda e coordenasse os encontros da Instituição de forma a contemplar as dúvidas dos educadores em diferentes áreas. Sentia a cada encontro que existia a disposição de que a arte não está presente somente na disciplina de artes visuais, mas também em história, literatura, música e outras áreas do conhecimento. Além disso, a atenção para com todos em dirimir dúvidas e prover os participantes com o material educativo que era distribuído nos encontros era um esforço constante.
Inclusive num destes momentos, em que eu estava na fase de formulação e construção do meu Trabalho de Conclusão do Curso de Artes Visuais: licenciatura, pela UERGS e que era nos exigido dois tipos de trabalho: um relativo à licenciatura, e outro em ordem prática enquanto artista em atelier, foi possível acompanhar um dos meus co-orientadores que veio como artista convidado trabalhar no atelier de gravura de Iberê Camargo, o que contribuiu consideravelmente no desenvolvimento do meu trabalho e que busco até hoje, desde os aspectos na poiética, quanto  em descobrir os possíveis fornecedores dos materiais utilizados.
O profissional Luciano Lanner parece que dentro da forma de atuação é o que faz a diferença dentro tanto da produção artística, quanto na educação em museus. O mesmo demonstra que a sua atenção não está voltada primeiramente a exposição e às coleções, mas ao visitante, as possíveis formulações da arte em relação à vida. Infelizmente sai um pouco antes do término da nossa conversa e gostaria de registrar os parabéns ao Luciano e de convidá-lo a trabalhar conosco na Rede de Educadores em Museus do RS. 


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