Visitamos o Arquivo Público do Rio Grande do Sul, ao chegarmos lá fomos recebidos por uma equipe de orientadores e divididos em grupos de máximo quatro pessoas realizamos uma verdadeira caça ao tesouro. Não foi a primeira vez que fui ao Arquivo Público, porém foi uma novidade as questões ligadas à atividade educacional. Além de aprendermos como funciona as práticas de arquivo da documentação, guarda, pesquisa e conservação experimentamos da atividade, tal qual como os alunos que visitam este local. Não foi menor nossa surpresa, assim imaginamos que aconteça com os alunos, ao percebemos o nome de Elis Regina numa das Certidões de Nascimento, documento objeto de estudo do nosso grupo. Constatamos o acompanhamento do "mediador" em várias questões que estão desde a preocupação em esclarecer qual a necessidade das pessoas estarem registradas e possuir um nome, ou uma família. Sobretudo, de mostrar as crianças, jovens e adultos de que todos somos iguais, precisamos ser registrados para ter uma identificação, independente de classe ou posição social. Realizamos uma conversa sobre o registro, o documento e da trajetória da cantora. Buscamos realizar, através de imagens fornecidas pelo arquivo (material educativo), uma linha do tempo mostrando tanto o vinculo de Elis Regina com a cidade de Porto Alegre, da formação familiar e da sua contribuição social e política demonstrada em vida, fazendo parte deste caminho os festivais que a mesma participou.
Achei interessante a atividade no seu conjunto, mas questionei sobre o acompanhamento das propostas do educativo do arquivo, junto aos professores, verificando um antes e o depois em sala de aula. Uma sugestão que penso ser interessante é previamente estabelecer ou sugerir atividades que possam ser desenvolvidas em sala de aula e da exploração do uso de documentação dos próprios alunos, dos professores que acompanham a turma, assim como de utilizar personagens significativos ao território de origem do grupo que visita a instituição. As propostas são ótimas e interessantes são as formas de abordagens dos diferentes documentos e da própria estrutura do prédio, além de estar expondo várias possibilidades profissionais como por exemplo nas áreas do arquivo, da conservação e da história.
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